segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Olhares ... sobre rosas na horta!


Há imensas variedades de couves
...e isso aprendi...desde que...
 as planto no meu quintal...ou semeio em recantos...
a ver se crescem!!!


 Por aqui (zona centro...Coimbra)...oiço falar...em:
bruxelas...bróculos...frisada...
lombarda...repolho...portuguesa...
flor e galega...tronchuda...coração:


 No ano passado comprei a romanesco
...tipo couve flor com brócolos...
mas não tive sorte e agora...na terra...as sementes
aguardam as primeiras chuvadas outonais!



 Sei que há a couve forrageira
...cavaleiro...palmeira...e até chinesa!




Este verão plantei a couve rábano...e fiz sucesso
...pois aqui...
 ainda se cultivam as tradicionais da zona
havendo um certo receio
à novidade e aos sabores que daí advêm...penso eu! 


Mas neste verão...admirem as minhas rosas hortícolas:






Repolho frisada...esta couve está tão linda
que nem apetece colhê-la!
Vale a pena experimentar uma horta
...nem que seja apenas...
 num fim de semana!

4 comentários:

  1. Olá amiga,

    que lindas couves, parecem rosas.
    Quem me dera ter um pedacinho de terreno...ía adorar mexer na terra:)

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São...
      Nunca pensei em dedicar-me à agricultura...mas a vida orientou-me nesse sentido...e atualmente...dedico algum tempo à agricultura...quase biológica...pois não uso pesticidas!
      Boa semana!

      Eliminar
  2. Estou encantada com suas couves, amiga! Eu não sabia que existia essa variedade de couves. Eu também adoro hortas e cultivar a terra. Por mais de 20 anos morei em uma casa com 3 lotes. Lá cultivei muitas flores.
    Hoje moro em apartamento e minhas plantas se resumem em duas floreiras e alguns vasinhos... Sinto falta desse contato com a natureza. Parabéns pelo seu cultivo e post... Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá Sónia...
    Comigo foi o inverso...troquei um apartamento de quase 40 anos...pela casa na aldeia!
    A terra é fascinante...mas não fui criada na terra...e não é muito fácil!
    Mas tenho aprendido imenso e é bom...fazer uma refeição e poder...subir até à horta e colher o que apetece! Boa semana!

    ResponderEliminar