quarta-feira, 17 de junho de 2015

Olhares ... no Panteão Nacional!

Saímos de Santa Apolónia...virámos
à direita em direção ao

 Panteão Nacional

 situado na zona histórica de Santa Clara
em Lisboa
 ocupa o edifício originalmente destinado
 para igreja de Santa Engrácia
acolhendo os túmulos de grandes vultos
da história portuguesa
(Wikipédia)

O edifício é magnífico:



Ao entrar ... o nosso olhar maravilha-se
com o espaço interior:







Os túmulos de figuras ilustres ... escritores
os cenotáfios de vários heróis da História de Portugal
impressionam o visitante:






Enquanto subimos até ao terraço
a voz de Amália acompanhou-nos
através da sua musica:


De uma altura impressionante 
...
 uma maravilha ao nosso olhar:





Magnífico ... nas suas exposições:










E Lisboa a seus pés ... majestosa:











Se não conhece ... passe pelo Panteão
e sinta o encanto deste lugar!

34 comentários:

  1. Nunca fui e já morei anos em Lisboa.

    Uma bela sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lugar que parece mesmo ser lindo por dentro e fora! magnífico! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Que lugar lindo e que riqueza de detalhes internos. Um passeio memorável Graça
    Amei conhecer pelas belíssimas fotografias
    Beijos e um sorriso

    ResponderEliminar
  4. Tenho mesmo de confessar que nunca lá fui! Obrigado pela fotoreportagem que já semeou o bichinho de ir conhecer :)
    Beijinnhos

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não conheço, fomos a Lisboa 2 dias, o primeiro visitamos o Oceanário e aquela zona dos pasteis de Belém, torre de Belém, mas ficou tanto mas tanto por ver!!!
    Que fotos lindissimas.
    Beijinhos e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  6. Conheço o Panteão, mas nunca subi até ao terraço ao som da Amália - experiência fabulosa, Graça. E uma canção que gosto tanto e me diz muito, como emigrante.
    Bj amigo! :-)

    ResponderEliminar
  7. Este é um dos poucos monumentos de Lisboa que não conheço, vamos lá a ver se este ano o vou visitar.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Que viagem no tempo!!!
    Adoro observar a arquitetura e imagina a história toda vivida no local.
    Gostei de passear com você.
    Abraços e lindo dia.

    ResponderEliminar
  9. Incrível, temos fotos iguais !

    Boa sugestão, Maria da Graça, sem dúvida..

    Beijinhos e bom resto de dia :)

    ResponderEliminar
  10. Amei as fotos, e eu daqui viajo assim..através de suas fotos, das fotos de nossa amiga Teresinha!!!! Que delicia!
    Bjucas

    ResponderEliminar
  11. A arte em seus grandiosos momentos. Parabéns e um maravilhoso dia.

    ResponderEliminar
  12. Oiiii lindas fotos,a gente acaba conhecendo vários lugares assim né kkkk por foto, bj.

    ResponderEliminar
  13. Graça,

    Um passeio belo, com certeza!
    Fiquei encantada com esse lugar, que maravilha!
    E ainda contar com a voz de Amália Rodrigues?
    Ah, como ela bem disse: Cheira bem, cheira a Lisboa!
    Cada canto deve ter seu cheiro característico, garanto que este tem o cheiro de saudade.

    Bjksss

    ResponderEliminar
  14. Voltando...
    Conhecer Portugal contigo é muito bom!
    Temos olhares bem parecidos, eu diria, iguais.
    Obrigada por compartilhar de modo sincero e sensível!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  15. Que cidade linda, a arquitetura é de tirar o fôlego.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Adorei recordar através das tuas belíssimas fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Красиво, величественно! Спасибо за красивые фотографии!

    ResponderEliminar
  18. Gracinha, belas fotos amiga, o Panteão Nacional é mesmo
    deslumbrante, gostei muito de ver, beijos amiga

    ResponderEliminar
  19. Sou mais de visitar lugare abertos, com gente viva, passear entre os pivôs conversar do que entrar em monumentos
    Kis:=>}

    ResponderEliminar
  20. O interior é realmente lindíssimo! E que vista espetacular!

    ResponderEliminar
  21. Sim, vale a pena! A 1.ª vez que o visitei estava mesmo, mesmo a fechar, foi um bocadinho rápido, ficamos lá dentro só nós 5, pais e irmãs. Não me esqueço dessa visita. Beijnhos

    ResponderEliminar
  22. Ainda bem que consegues um tempo para ti e valeu bem pelas fotografias.
    Bj prima

    ResponderEliminar
  23. Nunca lá fui, mas gostava de ir.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Não conheço, mas ia gostar de visitar a ver pelas fotos lindas :)

    ResponderEliminar
  25. Gostei demais dessas fotos.
    Tudo para mim, aí, me encanta.

    ResponderEliminar
  26. Querida Maria da Graça,
    realmente está a mostrar-nos o nosso mais belo Portugal! Parabéns por mais uma excelente reportagem que nos leva a ver e a rever tesouros do nosso país tão bonito.
    Antes do blogue e até antes das máquinas digitais viajei muito, lá fora e cá dentro... mas as imagens ficaram na nossa memória, em álbuns e até em caixas, que de vez em quando observo, com saudade.
    Mas fotografias assim tão bonitas como as suas... não tenho!...
    Obrigada por nos levar a viajar!
    Beijinhos
    Teresinha

    ResponderEliminar
  27. Muy bonito Portugal. No lo conozco pero quiero visitarlo. Me gustan tus fotos. de alguna forma me traslado allí GRACIAS POR COMPARTIR.

    bss.s

    ResponderEliminar
  28. Muy bonito Portugal. No lo conozco pero quiero visitarlo. Me gustan tus fotos. de alguna forma me traslado allí GRACIAS POR COMPARTIR.

    bss.s

    ResponderEliminar
  29. Muy bonito Portugal. No lo conozco pero quiero visitarlo. Me gustan tus fotos. de alguna forma me traslado allí GRACIAS POR COMPARTIR.

    bss.s

    ResponderEliminar
  30. Uauuu!
    Uauuu!
    Uauuu!
    Amo arquitetura, lindo, magnífico!
    Estou encantada,Deus queria que um dia eu possa conhecer de perto.
    Qual será o estilo arquitetônico ?
    Eu chutaria bizantino, mas vou pesquisar pra saber
    Amei as fotos
    Bjuss!

    ResponderEliminar
  31. Oi, querida!
    Obrigada pela visita!
    Eu é que viajei por este seu passeio lindo! Aí, você também conheceu um lugar parecido com o que eu fui!
    Ai, Portugal! Acho que o ideal seria passar uns 2 meses aí, para conhecer todos estes lugares lindos que vocês nos mostram nas postagens!
    Bjs e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Trabalhei ai perto, tantas vezes passei á porta e nunca entrei....

    ResponderEliminar
  33. Adoraria conhecer.

    Você está bonita na foto!

    beijinhos, Graça, estou viajando com você!

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar